top of page

Sesc seleciona obras inéditas de literatura

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • há 20 minutos
  • 2 min de leitura
Foto de uma mulher negra sorrindo, escrevendo a caneta em um caderno e com um notebook à sua frente. Ela está em um ambiente interno, com uma ampla janela ao fundo e plantas.

Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2026. Realizada desde 2003, a premiação é uma porta aberta para autores e autoras estreantes ao mercado editorial.


Podem ser inscritas obras inéditas nas categorias Romance, Conto e Poesia. Os livros vencedores serão publicados pela Editora Senac Rio, com tiragem mínima de 3 mil exemplares e com distribuição em suas bibliotecas e escolas, além de formato e-book. Autores e autoras ainda receberão R$ 30 mil cada, já descontados os impostos, e irão ter a oportunidade de circular em eventos literários por todo o país.


"O Prêmio Sesc de Literatura cumpre o papel fundamental de identificar autores que, muitas vezes, mesmo fora dos grandes eixos de circulação, possuem obras de alto vigor artístico", afirma Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.


Para realizar a inscrição, a pessoa candidata deve enviar um original inédito, que não tenha distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não tenha número de registro no ISBN. A pessoa também não pode ter livros publicados na categoria escolhida (Romance, Conto ou Poesia) no ato de inscrição e até a data de divulgação do resultado do Prêmio.


A obra deve ser enviada em formato PDF e o nome do arquivo deve ser apenas o título do original inscrito. Deve-se atentar também para que o nome da pessoa autora não conste nos metadados do arquivo, sob pena de desclassificação.


A primeira página do original deve conter apenas o título da obra, sem qualquer outro conteúdo. Não é permitido incluir nome da pessoa autora, início de capítulos, poemas, epígrafes ou qualquer outro tipo de texto na primeira página.


Os textos devem ser digitados em formato A4, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Para Poesia, não há outras indicações de formatação. Para Conto e Romance, deve seguir o estilo normal, cor preta, parágrafo com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e margens de 2,5 cm em todos os lados. A marcação de parágrafo é opcional, podendo ser feita com recuo de 1,25 cm ou sem recuo.


O original enviado na categoria Conto deverá ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços, com o mínimo de seis contos. É obrigatória a inclusão de um sumário, de forma clara e organizada, facilitando a navegação e a leitura do original. Já na categoria Romance, a obra deverá ter entre 160 mil e 600 mil caracteres com espaços. A inclusão de sumário é opcional.


Na categoria Poesia, a obra deverá ter de 50 a 100 páginas com poemas, sem contabilizar as páginas de título, sumários ou epígrafes. Não serão contadas as páginas em branco. O original deverá ter no mínimo 30 poemas e é obrigatória a inclusão de um sumário, de forma clara e organizada, facilitando a navegação e a leitura do original.


O processo de seleção é realizado por comissões julgadoras compostas por profissionais da crítica literária, da literatura e de editoras de diferentes regiões do país. O júri avalia os textos sem ter conhecimento da identidade das pessoas autoras, garantindo a lisura e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final.


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page