Chamada apoia projetos de comunicação popular
- Márcio Leal

- há 15 horas
- 1 min de leitura

Organizações de comunicação popular, com ou sem CNPJ, podem ser inscrever até 30 de março na Chamada – Comunicação Popular Fortalecendo Lutas. Iniciativa da Pacová tem o objetivo de garantir o direito à informação e fortalecer processos de organização coletiva, disputando narrativas fundamentais para a democracia e a justiça social.
As organizações selecionadas receberão apoio financeiro de R$ 5 mil, de uso livre e flexível, destinado ao fortalecimento institucional, à sustentabilidade das iniciativas e à ampliação de sua capacidade de atuação nos territórios.
E ainda contarão com apoio técnico ao desenvolvimento institucional no âmbito do Programa de Apoio a Organizações Populares, respeitando seus tempos, formas de organização e prioridades.
O relatório Barreiras ao Financiamento para Organizações de Comunicação Popular, realizado pela Pacová, evidencia que a maioria das iniciativas de comunicação popular no Brasil enfrenta dificuldades estruturais para acessar recursos: equipes reduzidas, trabalho majoritariamente voluntário, financiamento pontual ou inexistente, além de modelos de fomento marcados por burocracia excessiva, linguagem técnica excludente e exigências incompatíveis com a realidade territorial.
Diante desse cenário, a chamada parte do reconhecimento de que a comunicação popular não é apenas uma ferramenta, mas uma causa política em si, central para a defesa de direitos, o fortalecimento das lutas territoriais e a construção de narrativas contra-hegemônicas.




Topo dimaissss; vou protocolar nossas atividade de Percussão 3 dança