Mapeamento fortalece turismo de observação de aves
- Márcio Leal

- 9 de ago.
- 2 min de leitura

O Ministério do Turismo começou a mapear, de forma detalhada, os territórios, serviços e experiências ligadas ao turismo de observação de aves no Brasil. A iniciativa busca reunir dados que subsidiem políticas públicas voltadas ao fortalecimento desse segmento em crescimento no país.
O formulário eletrônico capta as informações até 30 de agosto. As respostas devem ser dadas por observadores e observadoras, hospedagens, atrativos, guias/condutores(as), agências de turismo, organizações da sociedade civil e representantes do poder público que atuam ou se relacionam com o aviturismo.
"É fundamental que toda a cadeia envolvida no turismo de observação de aves participe dessa consulta. O diagnóstico vai impulsionar o setor no Brasil, e isso envolve turistas, empreendimentos especializados, ONGs, poder público, empresários e gestores de unidades de conservação", afirma a consultora responsável pelo projeto, Cecília Licarião.
Reconhecido por aliar contato com a natureza, preservação ambiental e geração de renda, o turismo de observação de aves tem ganhado destaque no Brasil e no mundo. O Brasil possui a terceira maior diversidade de aves do planeta, com 1.971 espécies registradas - sendo 293 endêmicas.
O aviturismo movimenta setores como hospedagem, alimentação e transporte, além de gerar renda em comunidades locais, fortalecer a identidade cultural, recuperar áreas degradadas e estimular a educação ambiental e a pesquisa científica.
"Acreditamos que o turismo de observação de aves tem o poder de regenerar. Com este mapeamento, estamos não apenas valorizando nosso patrimônio natural e cultural, mas também construindo, de forma participativa, políticas públicas que garantam um futuro mais sustentável", destaca a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério, Fabiana Oliveira.
Live
Para apresentar mais detalhes sobre o formulário e o projeto, a consultora Cecília Licarião realiza neste sábado (9/8), às 18h30, live no canal do YouTube @AvistarBrasil. Assista em https://www.youtube.com/watch?v=rB3T6LWpIr4.




Comentários