top of page

Edital seleciona 20 escritoras negras para mentoria

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 22 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de set. de 2025

Foto de uma mulher negra sorrindo, deitada e cercada por livros, e escrevendo em um caderno.

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o edital "Mentoria para Escritoras Negras". A iniciativa do Ministério da Igualdade Racial, da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Euclides da Cunha vai selecionar 20 escritoras para participarem de mentorias coletivas e individuais.


Para concorrer é preciso ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos. Além disso, no formulário eletrônico, deve ser apresentado memorial descritivo da trajetória de leitura e de formação literária e documento de identidade com foto.


"Esse é uma valorização e investimento naquelas que multiplicarão conhecimento de promoção da igualdade racial, o que é mais um tijolinho no caminho para um Brasil mais justo e com oportunidade para todos", explica a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.


As selecionadas participarão de diferentes atividades entre outubro de 2025 e janeiro de 2026 e terão a oportunidade de refletir sobre conceitos, gêneros textuais, o mercado editorial, estratégias e execução de campanha de lançamento:


  1. Problematizando conceitos (28/10/2025): Mulher, mulher negra e literatura – Autora ou escritora? Escritora negra ou negra escritora? Tensionando o AFRO e o NEGRO em suas dimensões ontológicas, estético-políticas e literárias. Reflexões sobre o conceito “escrevivência” de Conceição Evaristo

  2. Autorias afro literárias e obras individuais (04/11/2025): Propósitos, metas e resultados. A escrita literária: gêneros textuais, discursos e linguagens. Poesia, narrativa ou drama? Em qual gênero escrever? Qual o tipo textual adequado?

  3. Existiria uma receita para a escrita literária de mulheres negras? (11/11/2025): Tensões entre literaturas da África e da Diáspora Negra. Projetos literários de diferentes escritoras africanas e afro diaspóricas.

  4. Escrever para quem? – relações entre autoria e público leitor na perspectiva da recepção textual (18/11/2025): Algumas dinâmicas da leitura literária. Especificidades da leitura crítica. Estratégias de escrita criativa best-seller.

  5. Escrever ou vender? (25/11/2025): Especificidades do mercado editorial (atores, funcionamento e perspectivas). Planejamento, estratégias e execução de campanha de lançamento editorial.

  6. Escritoras negras no mercado editorial: nicho comercial, afirmação e resistência antirracistas ou o quê? (02/12/2025): As nuances editoriais do/no Brasil: gênero, raça e classe. Tendências, vanguarda e comercialização.

  7. Orientações individuais (09/12/2025 e 13 e 20/01/2026).

  8. Publicizando a sua obra: edição, investimentos, apoios e incentivos (20/01/2026): Apresentação de projetos finais, sendo contempladas as condições básicas de elaboração e/ou finalização da escrita literária de obra a ser encaminhada a editoras, inscrita em projetos culturais e editais de incentivo, ou fomentada por coletivos literários, organizações sociais, empresas públicas e/ou privadas.


O objetivo da mentoria é impactar positivamente o potencial de recepção e de circulação das suas obras afro literárias. Além disso, vai consolidar uma rede de contatos entre as escritoras negas e apresentar caminhos para a proposição de projetos editoriais, assim como para a captação de recursos.


"A literatura é um espaço de criação e de disputa de narrativas. Por muito tempo, as histórias e as vivências das mulheres negras foram invisibilizadas e agora queremos contribuir para que essas vozes circulem com força, alcancem novos públicos e sejam reconhecidas em sua potência", afirma o reitor da UFF, Antonio Claudio Nóbrega.


1 comentário


souzastbg
25 de set. de 2025

Sempre quis escrever livros de histórias infantis, mais nunca tive oportunidade por não ter situação financeira.

Curtir
Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page