Prevenção de riscos de desastres é tema de curso gratuito online
- Márcio Leal

- 11 de nov.
- 2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para a trilha de aprendizagem "Cidades Sem Risco: conceitos e práticas do Cemaden Educação para comunidades escolares resilientes", iniciativa do governo federal por meio da Secretaria Nacional de Periferias (Ministério das Cidades) e do Programa Cemaden Educação (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Voltada a profissionais da educação, estudantes, lideranças comunitárias, profissionais da gestão de riscos ou da gestão pública e pessoas interessadas, a iniciativa fortalece as políticas públicas locais de prevenção de riscos de desastres, promovendo a construção de comunidades escolares resilientes.
A formação dissemina cultura de prevenção, essencial para reduzir os desastres e avançar na adaptação climática. E, nessa perspectiva, as comunidades escolares são reconhecidas como polos irradiadores de conhecimento, ação e justiça climática em seus territórios.
Dessa forma, incentiva ações locais, ampliando as capacidades comunitárias para a mitigação e prevenção de desastres, bem como para a adaptação aos riscos climáticos em favelas e periferias urbanas.
A trilha é composta por três cursos 100% online e gratuitos, cada um com 40h de duração e quatro módulos, totalizando 120h de formação. São eles:
Curso 1 - Educação Ambiental Climática e Redução de Riscos de Desastres: Educação Ambiental e Climática e Educação de Redução de Riscos de Desastres; Percepção e Redução de Riscos de Desastres Socioambientais; Prevenção, Redução e Adaptação aos Riscos de Desastres e as Políticas Públicas; e Educação em Clima de Desastres;
Curso 2 - Atividades de Ciência Cidadã e Participativa: Ciência Cidadã e Participativa na escola; Pluvipet + App Monitoramento Participativo de Chuva; Bacia Escola; e A Terra Desliza; e
Curso 3 - Atividades de Ciência Participativa: Cartografia Social; História Oral; Nossa escola é vulnerável?; e Com-VidAção.
Os cursos devem ser realizados em sequência. Ao final de cada, após aprovação nas atividades de aprendizagem, é gerado um código para que a pessoa se inscreva na formação seguinte.




Comentários