Prêmio reconhece práticas sustentáveis na Bahia
- Márcio Leal

- há 14 horas
- 2 min de leitura

Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o Prêmio Bahia Sustentável 2026. Essa é uma das principais iniciativas do governo estadual para reconhecer, incentivar e valorizar projetos que promovem a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável em todo o território baiano.
Podem concorrer projetos, ações e pesquisas desenvolvidas no estado que envolvam o enfrentamento da poluição plástica, com ênfase na promoção da economia circular, na gestão sustentável de resíduos, na inovação ambiental, na melhoria da qualidade de vida e na proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres. Eles devem ter iniciado a partir de janeiro de 2020 e estarem em fase de finalização ou concluídos.
As iniciativas podem ser apresentadas por empresas, universidades e faculdades públicas e privadas, profissionais de pesquisa, centros de pesquisa e organizações do terceiro setor. São quatro categorias:
Empresa Sustentável: foco na prevenção da poluição plástica ao longo do ciclo de vida de produtos e serviços, por meio da redução de plásticos de uso único, do redesenho de processos produtivos, da substituição responsável de materiais, da adoção de princípios de economia circular e ecodesign, da implementação de sistemas de logística reversa e responsabilidade estendida do produtor, da rastreabilidade e transparência na gestão de resíduos plásticos, da educação ambiental corporativa e da inovação tecnológica aplicada à redução de impactos ambientais.
Produtor Sustentável: produtores e produtoras rurais, familiares ou empresariais, que inovem e invistam na gestão ambiental, de modo a gerar serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental superior de sua atividade, com práticas que promovam redução do uso de plásticos nas atividades agropecuárias, gestão adequada de embalagens, insumos e resíduos, soluções reutilizáveis ou alternativas ambientalmente responsáveis, manejo sustentável de resíduos no meio rural, prevenção da contaminação do solo e da água por plásticos e microplásticos e proteção dos ecossistemas associados.
Ideia Sustentável: propostas de inovação tecnológica, estudos científicos, metodologias, pesquisas aplicadas e soluções inovadoras que contribuam para o enfrentamento estrutural da poluição plástica, incluindo o desenvolvimento de novos materiais, produtos e processos de menor impacto ambiental, sistemas de gestão e monitoramento, soluções para redução, reutilização e reciclagem, estratégias de prevenção de microplásticos e abordagens baseadas em análise de ciclo de vida.
Tecnologia Social Sustentável: experiências, tecnologias e projetos de base comunitária que promovam a redução, reutilização, reciclagem ou reaproveitamento de resíduos plásticos, associadas à geração de trabalho e renda, à inclusão socioprodutiva, ao fortalecimento de cadeias locais da reciclagem, à educação ambiental para o saneamento ambiental e à melhoria da qualidade ambiental e de vida em contextos urbanos e rurais.
As três propostas finalistas de cada categoria receberão certificado. Já as vencedoras serão contemplados com um troféu, com a divulgação dos trabalhos em meio eletrônico e impresso e com a oferta de uma viagem técnica nacional, para até duas pessoas, com despesas de deslocamento terrestre e/ou aéreo, hospedagem e alimentação custeadas pelo governo estadual, a fim de conhecer experiências inovadoras no país.




Comentários