Livro infantil terá lançamentos em escolas públicas do sul da Bahia
- Márcio Leal

- 22 de out.
- 2 min de leitura

A menina Carol está de volta. E, desta vez, acompanhada de novos amigos e novas descobertas. Depois de encantar leitores com O Céu de Carol, de 2021, a escritora Kali Oliveira e a ilustradora Stela Maria apresentam O Céu de Carol e Outras Histórias de Coragem, uma obra que amplia o universo da protagonista e reafirma o poder da literatura negra infantojuvenil como espaço de afeto, identidade e liberdade.
O projeto de circulação do livro chega às escolas públicas do Sul e Extremo Sul da Bahia entre outubro e novembro de 2025, com uma programação que une literatura, arte e diálogo sobre representatividade, ancestralidade e coragem. A agenda inclui rodas de conversa, contações de histórias e distribuição gratuita de exemplares, aproximando estudantes, educadores e comunidades do universo de Carol e seus amigos.
Em O Céu de Carol e Outras Histórias de Coragem, a menina sonhadora embarca com Bia, João e Chiquinho em uma aventura interplanetária, onde conhecem o Dragão do Mar e desvendam a história de Chico da Matilde, herói negro que lutou pela liberdade do povo afro-brasileiro. É uma narrativa que atravessa tempos e espaços, misturando imaginação, ciência e ancestralidade. R que convida as crianças a olharem o mundo com coragem e curiosidade.
As atividades do projeto acontecem em cinco escolas estaduais e municipais, envolvendo crianças e adolescentes negros e negras, do campo e da cidade. E também se estendem às redes sociais, pelo perfil @contapretaconta, espaço de diálogo entre educadores, mulheres negras e ativistas culturais.
Conheça a agenda:
23/10, às 9h30 - Escola Heribaldo Dantas, em Itabuna (BA);
31/10 - Primavera Literária, em Prado (BA);
14/11 - Praça João XXIII, em Coaraci (BA);
17/11, às 13h - Colégio Estadual Eraldo Tinoco, em Alcobaça (BA); e
18/11, às 14h30 - Colégio Estadual do Campo Vinte e Cinco de Julho, em Prado (BA).
Mais do que um lançamento literário, o projeto é uma celebração coletiva da leitura como prática de liberdade, reafirmando o compromisso com a valorização das infâncias negras e com o fortalecimento da literatura produzida a partir dos territórios e memórias do Sul da Bahia.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), e do Ministério da Cultura – Governo Federal.




Comentários