Funarte vai premiar 30 mestres e mestras das artes
- Márcio Leal
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Estão abertas, até 29 de setembro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes. A iniciativa do governo federal reconhece trajetórias artísticas de referência nos segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro.
A premiação será para 30 mestras e mestres que tenham mais de 60 anos, ao menos 10 anos de atuação e se tornaram fontes de conhecimento, inspiração e transmissão das artes e da cultura em seus territórios. Cada pessoa contemplada receberá R$ 100 mil.
A chamada promove reconhecimento público de artistas que não apenas dedicam suas vidas à criação artística, mas também atuam com formação, transmissão e são guardiões e guardiãs de saberes e fazeres que compõem a riqueza cultural do Brasil. Segundo a presidenta da Funarte, Maria Marighella, "entendendo a memória como ferramenta de transformação social coletiva neste soberano Brasil das Artes".
A inscrição deve ser feito por pessoas jurídicas ou outras pessoas físicas (terceiras) com experiência no campo da cultura e das artes, que serão responsáveis pela proposta de reconhecimento, apresentando todas as comprovações relevantes para avaliação.
Ainda deve ser incluída carta de anuência da mestra ou mestre indicado e de uma a cinco declarações de reconhecimento, assinadas por organizações da sociedade civil, com caráter coletivo e institucional, cuja área de atuação seja relevante para o desenvolvimento das artes nos territórios.
Representatividade
A seleção assegura a distribuição mínima de três prêmios em cada região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), reforçando a descentralização. Além disso, há cota de 20% para pessoas negras, 10% para indígenas e 10% para pessoas com deficiência.
Coloca nos ai