Edital destina R$ 1 milhão para organizações negras
- Márcio Leal
- 29 de mai.
- 1 min de leitura

Estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para o edital Enfrentando o Racismo a partir da Base 2025. Ação do Fundo Brasil de Direitos Humanos vai fortalecer grupos, coletivos e organizações lideradas por pessoas negras em todo o território nacional.
Serão selecionadas 20 iniciativas de base focadas em defesa de direitos da população negra. Cada grupo pode receber até R$ 50 mil.
Os recursos são de natureza flexível e podem ser usados para o fortalecimento institucional das organizações, coletivos e grupos que atuam para combater o racismo e promover os direitos humanos da população negra, abrangendo áreas como governança, planejamento, gestão financeira, monitoramento e avaliação, elaboração de planos de captação de recursos, comunicação e incidência, formação interna, manutenção de sede e aquisição de materiais.
O edital vai apoiar principalmente iniciativas que tenham como foco a defesa de direitos de mulheres negras e população negra LGBTQIA+, o enfrentamento à violência estatal e ao genocídio da juventude negra, ações contra a violência policial e a seletividade racial do sistema de justiça, defesa de territórios quilombolas e proteção às religiões de matriz africana, como combate à intolerância religiosa e defesa da liberdade de fé. Outras propostas dentro da temática de enfrentamento ao racismo podem ser submetidas.
Dúvidas o edital devem ser enviadas para edital@fundobrasil.org.br e, sobre o mecanismo de inscrição, para portal.suporte@fundobrasil.org.br.
Comments