top of page

Curso orienta sobre recursos públicos voltados ao clima

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 5 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
Banner com imagem de árvore e pássaro e texto: "Inscrições abertas. Torne-se um fiscal do clima. Formação gratuita sobre transparência com foco em financiamento climático".

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o curso online gratuito "Fiscais do Clima – Transparência no Financiamento Ambiental". A iniciativa é voltada a integrantes de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e ativistas locais que já atuam com questões socioambientais, mitigação e adaptação climática e prevenção e resposta a desastres ambientais nas regiões Norte e Nordeste.


A formação realizada pela Fiquem Sabendo será realizada em duas etapas. Para a etapa síncrona, com aulas semanais ao vivo entre 25 de agosto e 28 de setembro, são apenas 100 vagas. Quem não for selecionado para essa etapa, poderá participar do curso na modalidade assíncrona, com aulas gravadas, devendo cumprir as atividades entre 27 de outubro e 30 de novembro.


São cinco módulos de conteúdo:


  1. Quem decide o quê? Entendendo a estrutura e o funcionamento do Estado para saber quem é responsável por cada política e para quem devemos perguntar ou cobrar.

  2. Para onde vai o dinheiro do clima? Explorando o que é o orçamento público, de onde vêm os recursos e como eles estão sendo aplicados nas políticas ambientais.

  3. Usando a LAI para seguir o rastro do dinheiro: Aprendendo a fazer pedidos de informação para saber para onde enviar, como escrever, o que perguntar e quais caminhos seguir para acessar dados sobre financiamento climático.

  4. Quando os dados não vêm prontos: Organizando as respostas recebidas, refazendo pedidos e estratégias para lidar com omissões, negativas e dados confusos. Também contará com uma introdução à análise de dados.

  5. E agora, o que eu faço com essa informação? Refletindo sobre o uso prático dos dados obtidos e como aplicar as informações em ações de fiscalização, mobilização comunitária e incidência política.


O curso ainda prevê a formação de redes colaborativas entre participantes de cada região. As pessoas inscritas passarão a integrar uma comunidade ativa de lideranças, ativistas e comunicadores e comunicadoras locais do Norte e do Nordeste que atuam na fiscalização de políticas climáticas.


Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page