Curso incentiva enfrentamento ao racismo pelas ouvidorias
- Márcio Leal

- 23 de out.
- 2 min de leitura

O governo federal está com inscrições abertas para o curso "Ouvidorias Públicas no Enfrentamento ao Racismo". O objetivo é qualificar profissionais que atuam na primeira linha de recebimento de denúncias de discriminação racial, mas que também traz temas de interesse para toda a sociedade compreender como funciona o processo e como se beneficiar desse direito.
Oferecida gratuitamente na modalidade de educação a distância, a formação é autoinstrucional e reforça o papel estratégico das ouvidorias na escuta qualificada da população e na resposta efetiva às situações de racismo e discriminação racial.
Para o secretário de Gestão do Sinapir do Ministério da Igualdade Racial, Clédisson Júnior, a capacitação "é um imperativo ético e uma estratégia fundamental para a consolidação da democracia brasileira". Para ele, é uma ferramenta de transformação. "Ela fornece as lentes necessárias para identificar o racismo institucional em seus processos de trabalho, desde o atendimento ao cidadão até a formulação de melhorias para aprimorar a gestão pública."
Com carga horária de 30 horas, o curso está organizado em quatro módulos abrangentes e que auxiliarão na compreensão dos conceitos fundamentais do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial:
Módulo 1: Racismo - Aspectos históricos e conceituais
Módulo 2: Ouvidorias públicas para a igualdade racial
Módulo 3: Diretrizes para o tratamento de manifestações de cunho racial recebidas pela ouvidoria
Módulo 4: O lugar das ouvidorias públicas na governança da integridade do órgão
Mais formações
O Ministério da Igualdade Racial planeja ampliar seu portfólio de capacitação antirracista, com três novos cursos especializados sendo anunciados nos próximos meses. A estratégia cria uma rede cada vez mais qualificada de profissionais para promover a igualdade racial e combater o racismo institucional em suas diversas manifestações.
No momento, além do curso sobre Ouvidorias, também estão disponíveis na Escola Virtual de Governo a formação Marcos Legais Antirracistas e Letramento Racial Aplicado ao Setor Público.




Comentários