Curso gratuito orienta sobre produção musical
- Márcio Leal

- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun.

Apresentar os conceitos básicos da produção musical até o processo de pós-produção, como mixagem, masterização, lançamento e outros mais. Esse é objetivo do curso Produção de Single, EP e Álbum Musical, realizado pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), do governo federal.
Gratuita e completamente online, com carga horária de 60h, a formação é voltada para artistas, pessoas produtoras e outras interessadas em entender a cadeia produtiva musical no contexto digital. As inscrições estão abertas até 13 de agosto.
"A necessidade de ofertar ferramentas que instrumentalizem profissionais, amadores e aspirantes ao ingresso fonográfico é a tarefa principal deste curso. É a oportunidade de aperfeiçoamento que muita gente deseja e não tem encontrado caminhos para iniciar, abordando especificidades que vão desde a concepção sobre propriedades da música até o registro da obra em associação de compositoras e compositores", afirma Marcos Santos, coordenador do curso.
O conteúdo do curso é organizado em quatro tópicos:
Conceitos básicos de Produção Musical: O Que é Produção Fonográfica; Cadeia Produtiva da Música; Obra musical/Fonograma; Canção x música instrumental, experimental; Remix versus MTG; Intérprete, Músico, Compositor, Produtor e Diretor Musical; Edição/Licenciamento; Cadastro e/ou registro de obra lítero-musical; Escuta seletiva; Timbres; Gêneros e estilos musicais; e Performance: do compositor ao intérprete.
A Pré-Produção: criando e definindo o conceito: Selecionando a música e/ou repertório: projeto autoral, songcamps, parcerias; Arregimentação: escolha de músicos; Ensaios /definição de arranjo, gênero, forma da música; Gravação de Demo/Guia.
A Produção: Estúdio, Técnica e Gravação; Iniciando a Produção Executiva; Cadastro de obras e fonogramas; Divulgação: definindo estratégias.
A Pós-Produção: Mixagem, Masterização e Distribuição; Lançamento, Distribuição, Press-Release (Comunicado à Imprensa), redes sociais etc.; Entrevistas; Audio-React.
A qualificação é aplicável a diferentes formatos - single, EP ou álbum -, promovendo conceitos básicos que preparam as pessoas para atuar com autonomia em um cenário musical cada vez mais competitivo.
"O curso reúne desde os aspectos técnicos da produção até questões conceituais, tudo em uma linguagem direta e acessível. Incluímos até um glossário para ajudar os alunos a navegar pela terminologia específica do meio digital e fonográfico", explica Armando Castro, professor responsável pelo conteúdo.




E muito bom pra pessoa ter assesso esses cursos
Toco gaita e violão e canto o básico tenho uma música autoral preciso melhorar