Bahia vai conectar agentes de livro, leitura, bibliotecas e memória
- Márcio Leal
- 11 de jul.
- 2 min de leitura

A Fundação Pedro Calmon, vinculada ao governo da Bahia, lança na segunda-feira (14/7), às 10h, a Rede FPC. A iniciativa é voltada ao mapeamento e à conexão de agentes, instituições e ações nas áreas do livro, leitura, bibliotecas, arquivos e memória nos territórios culturais do estado.
"Nosso propósito é articular quem já faz, valorizar boas práticas, ampliar a presença do Estado e estimular o protagonismo dos territórios. A Rede FPC é uma ferramenta de escuta, ação e articulação que vem sendo construída com base na confiança, no diálogo e no compromisso com os agentes culturais, educadores, bibliotecários, memorialistas, escritores, gestores públicos e lideranças comunitárias da Bahia", explica Sandro Magalhães, diretor-geral do órgão.
Para participar da live de lançamento, as pessoas interessados devem realizar a inscrição gratuita no endereço https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=9DXYTEBUj0CTo5dfwXw4SvxKeLpi8nZPlx79xj4mualUNDBPWlMzTk0xNUo3VjVWSUNBWENJWVdQUy4u. A transmissão será pelo canal da Fundação no YouTube.
Além de apresentar a Rede FPC, que vai contar com hotsites temáticos e formulários segmentados por área, o encontro também trará um panorama dos principais projetos estruturantes da Fundação:
Bahia Literária: promove a leitura, a escrita e a literatura como ferramentas de transformação social. Apoia festas, feiras e festivais literários nos 27 territórios de identidade, fortalecendo cultura e educação de forma articulada;
Bibliorede Bahia: circuito de ações que fortalece bibliotecas e espaços de leitura nos 417 municípios baianos, por meio de doações de acervo, suporte técnico e ações formativas;
Conectar Arquivo: apoia a criação e o fortalecimento de arquivos públicos municipais, incentivando boas práticas de gestão documental, transparência, garantia de direitos e preservação da memória institucional; e
Nossas Memórias: voltado ao mapeamento, preservação e valorização de acervos privados que resguardam histórias de famílias, personalidades, coletivos e manifestações culturais da Bahia.
Durante a transmissão, o público poderá interagir, enviar perguntas e conhecer os caminhos para integrar a Rede FPC e participar das ações da Fundação. Após o evento, os hotsites e formulários estarão disponíveis no portal institucional.
Comments