Literatura e sustentabilidade unem forças para a 4ª Intervenção Poética Nacional
- Márcio Leal

- 19 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Usar garrafas de vidro long neck e papel como suporte para levar poesias de forma gratuita para a comunidade. Esse é um dos objetivos da 4ª Intervenção Poética Nacional realizada pela Transvê Poesias, que celebra 10 anos em 2024.
Estão abertos dois editais. Um é para selecionar poemas autorais para integrar os produtos culturais do evento, aberto a poetas e poetisas de qualquer região do Brasil e do mundo. A participação é sem custo e a temática é livre.
Além de compor as garrafas poéticas que serão distribuídas gratuitamente na 4ª Intervenção Poética Nacional, que ocorrerá de 13 de abril a 13 de novembro, os textos ainda poderão integrar a publicação da III Antologia Poética da Transvê, que vai selecionar 50 artistas de todo o país.
As inscrições vão até 17 de março e devem ser feitas por formulário eletrônico.
Mobilização local
Para reforçar as ações nas comunidades, a Transvê Poesias lançou também edital para o Cadastro de Representantes Locais 2024. Podem participar pessoas, grupos, coletivos, academias, escolas, OSCs e demais interessados e interessadas em promover a ação em sua cidade.
A Pessoa Representante Local vai organizar a equipe e escolher o lugar que pretende realizar a intervenção (praça, espaço cultural, parque, instituição pública etc.), bem como a data e horário de execução, dentro do período do evento.
A Coordenação Nacional disponibiliza tanto os poemas selecionados já padronizados para impressão e colagem como vídeo tutorial explicando o passo a passo da produção das garrafas poéticas. E, para fortalecer a criação literária em cada localidade, há a opção de contratar a Oficina Literária Escrita Poética da Transvê, a ser realizada de forma presencial ou a distância.
As inscrições vão até 24 de março e devem ser feitas também por formulário eletrônico.




Comentários