top of page

Edital apoia projetos que fomentem autonomia feminina

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 4 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
Foto mostra duas mulheres conversando em um ambiente de trabalho com o texto "Fundo Socioambiental CAIXA lança edital para projetos que promovem a autonomia feminina".

O Fundo Socioambiental CAIXA lançou a Chamada 003/2025 - Autonomia Feminina, que vai apoiar projetos voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade, com abrangência estadual. As propostas podem ser enviadas até o dia 18 de agosto, às 10h (horário de Brasília), por meio do site https://licitacoes.caixa.gov.br/sicve-web/public/visualizar.jsf?consulta=15846.


Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que possuam CNPJ ativo há, no mínimo, dois anos e experiência comprovada na implementação de projetos que transformem a realidade de mulheres, por meio da autonomia econômica e social. As instituições também devem estimular a formação de líderes comunitárias e o desenvolvimento de redes de solidariedade voltadas ao combate da violência e da desigualdade.


Cada proposta poderá solicitar um valor de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões para a execução e devem contemplar, no mínimo, quatro dos seguintes eixos de atuação:


  • Foco na autonomia econômica - iniciativas que possibilitem a inserção das mulheres para o mercado de trabalho formal ou empreendedorismo, com soluções para evitar a precarização e promover segurança financeira.

  • Cidadania Financeira - ações para inclusão bancária, gestão financeira, uso consciente de crédito e educação financeira.

  • Inclusão Produtiva e Microcrédito - desenvolvimento de soluções para ampliar o acesso das mulheres a crédito e serviços financeiros adaptados às suas necessidades.

  • Enfrentamento à Violência - medidas para prevenção, proteção e acolhimento de mulheres em situação de risco.

  • Fortalecimento de Redes Comunitárias - promoção de grupos solidários para apoio mútuo e liderança feminina.

  • Inovação Social e Políticas Públicas - desenvolvimento de modelos replicáveis que possam influenciar políticas públicas e gerar impacto de longo prazo.


Os projetos devem ter abrangência estadual, com a execução das ações em dois ou mais municípios do mesmo estado por um período de 24 a 36 meses. Eles devem trazer metas relacionadas ao suporte empreendedor e negocial das iniciativas desenvolvidas e grupos capacitados para que as iniciativas e negócios criados já estejam gerando renda durante a execução.


Além da aplicabilidade, cada proposta deve ter a capacidade de ser escalável e gerar resultados que se estenderão ao prazo de vigência do apoio, devendo estar previsto na meta de relatório final a apresentação de um plano de sustentabilidade para sua continuidade.


Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page