top of page

Artistas da palavra da Bahia podem se inscrever em edital de circulação

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 23 de mai.
  • 2 min de leitura
ree

Estão abertas, até 26 de junho, as inscrições para a segunda edição do edital Circulações Literárias da Bahia. Serão selecionadas 14 propostas de artistas da palavra oriundos dos diversos territórios de identidade baianos que vão receber até R$ 25 mil para realizar circulação, difusão e distribuição da produção literária, além da realização de atividades artístico-culturais derivadas.


Os projetos devem ser realizados de outubro de 2025 a maio de 2026 e podem envolver um ou mais artistas da palavra cujas obras literárias existentes em formatos diversos de publicação sejam divulgadas por meio de palestras, leituras públicas, performances, saraus, seminários, rodas de conversa, dentre outras atividades gratuitas.


A proposta pode ser realizada em âmbito estadual ou nacional, mas deve realizar um circuito mínimo em três municípios da Bahia, diferentes do município de residência ou sede da pessoa proponente. E uma dessas cidades deve prever a participação em Feira, Festa ou Festival Literário na Bahia apoiado pela Fundação Pedro Calmon.


Cada iniciativa será avaliada em três critérios:


  • Conteúdo, fins e contexto, priorizando-se criatividade, inovação e/ou singularidade do projeto artístico; relevância no contexto sociocultural de sua realização; e estímulo à diversidade cultural.

  • Viabilidade técnica, priorizando-se clareza, consistência das informações e coerência na composição do projeto; currículo da/do proponente e equipe; adequação orçamentária; e planejamento e cronograma.

  • Consonância com as políticas estaduais de cultura, priorizando-se efeito multiplicador da proposta, incluindo articulações e/ou parcerias; possíveis estratégias de democratização de acesso e acessibilidade, como tradução em Libras, legendagem descritiva, audiodescrição, descentralização, áreas ou recursos especiais para inclusão de pessoas idosas, crianças e realização gratuita de atividades paralelas; e estímulo à diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual.


Podem se inscrever pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos ou pessoas jurídicas de direito privado, que morem ou atuem no estado. São reservadas 35% das vagas (cinco) para cotas raciais voltadas a pessoas proponentes negras.



Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page